Sobre o projeto

 

O Aula Aberta é um portal para divulgar boas práticas educativas em escolas secundárias e colégios de referência do país. Escolas que apresentam consistentemente excelentes resultados nacionais nas disciplinas de Matemática e de Português são convidadas a “abrir as suas aulas”. São convidadas a mostrar como trabalham diariamente com as suas turmas e com os seus alunos.

No portal Aula Aberta pode encontrar os testes, os trabalhos de casa, as fichas de trabalho e o material didático dados aos alunos de uma turma em cada uma das escolas participantes. Pode ver gravações vídeo de uma sequência de aulas completas. Pode ler entrevistas aprofundadas onde os professores e o diretor da escola refletem sobre o seu trabalho. 

Toda esta informação está disponível online em regime aberto. Qualquer professor, trabalhando em qualquer outra escola, poderá observar diretamente algumas das práticas educativas implementadas nas escolas participantes.

Esperamos que o Aula Aberta seja um ponto de partida útil para fomentar a partilha de informação e de experiências entre escolas, para estimular a comunicação entre professores e para enriquecer o debate sobre boas práticas no ensino.

O Aula Aberta é um projeto promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Fundação Calouste Gulbenkian.


AS ESCOLAS CONVIDADAS

As escolas convidadas a participar no Projeto Aula Aberta e que, generosamente, aceitaram fazê-lo, dividem-se em dois grupos:

Grupo A - Entrevistas aprofundadas, vídeos de aulas e material didático *

Escola Secundária Carlos Amarante - Braga
Colégio Valsassina  - Lisboa
Colégio Nossa Senhora do Rosário - Porto

Estas escolas têm apresentado, de forma consistente, resultados excecionais nos exames nacionais de 12.º ano de Matemática e de Português. Os bons resultados não serão alheios aos contextos sócioeconómicos relativamente favoráveis em que estas escolas trabalham. Contudo, essa não será certamente uma explicação completa, pois existem muitas outras escolas que trabalham em contextos semelhantes e cujos alunos não atingem resultados comparáveis nos exames nacionais. Alguma coisa certa estas escolas estarão a fazer, sendo importante averiguarmos o quê.

 

Grupo B - Entrevistas aprofundadas **

Escola Secundária Francisco Franco - Funchal
Escola Secundária de Barcelinhos - Barcelos
Escola Secundária da Moita

Os alunos destas escolas têm revelado, de forma consistente, uma progressão excecional entre os exames de 9.º ano e os exames de 12.º ano de Matemática e de Português. O indicador de progressão é muito importante, pois tem em consideração a "matéria-prima" que a escola recebe, e de certa forma mede o valor acrescentado pela escola secundária aos seus alunos. Mais uma vez, alguma coisa certa estas escolas estarão a fazer, e gostaríamos de perceber o quê. 


BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SECUNDÁRIO

O objetivo do Aula Aberta é mostrar, com uma abertura sem precedentes, como decorrem as atividades educativas nas escolas participantes, para assim estimular um debate construtivo sobre boas práticas no ensino.

Devido à diversidade dos contextos e das comunidades envolventes, é importante notar que os modelos educativos das escolas apresentadas no Aula Aberta não serão exatamente replicáveis noutros estabelecimentos de ensino do país, nem tal seria desejável. Não obstante, julgamos que algumas das práticas aqui apresentadas poderão ser úteis mesmo em ambientes muito diversos. 

Pensamos que será sempre benéfico mostrar no Portal o que se faz nas diferentes escolas, cabendo a cada professor/utilizador decidir se, eventualmente, alguns dos exemplos e algum do material didático aqui disponibilizado poderão ser úteis no contexto particular da sua escola e das suas turmas.

 

 

 

 

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(*) Uma segunda escola pública foi convidada e aceitou participar no Grupo A projeto, tendo-se porém retirado após o início do mesmo.

(**) As escolas que se destacam no indicador de progressão, e portanto que integram o Grupo B, foram identificadas e convidadas a participar no projeto em data mais recente do que as escolas que integram o Grupo A. Por esta razão, a abrangência do material recolhido é menor, tendo-se por ora centrado apenas na componente das entrevistas.

 

 

 

 

 

 

 


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