Professor Álvaro Carvalho
Entrevista ao Coordenador do Grupo Disciplinar de Português
Manual adotado: Expressões 12, Porto Editora, S.A.
Auto e heteroavaliação final do 2.º período. Balanço da atividade letiva na disciplina e lançamento do 3.º período.
Aula de Reforço n.º 25 - Resolução de ficha de gramática do caderno de atividades.
Terceira parte da Mensagem, «O Encoberto». ? Mito do «Quinto Império». Leitura e resolução da ficha de compreensão do poema «O Quinto Império».
Preparação para a prova de aferição. Esclarecimento de dúvidas e realização de exercícios de gramática.
Aula de Reforço n.º 23 - Gramática: exercícios sobre coesão textual, formação de palavras, relações semânticas entre palavras, orações e funções sintáticas.
A expansão e os seus obstáculos na Mensagem. Leitura dos poemas «Horizonte» e «Mostrengo». Leitura intertextual de «O Mostrengo» e o «Adamastor, d’Os Lusíadas.
Divulgação da matriz do teste de aferição. Segunda parte da Mensagem, «Mar Português», e sua importância na estrutura global da obra. Leitura do poema «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce». Resolução da ficha de compreensão.
Aula de Reforço n.º 21 - Esclarecimento de conteúdos da Mensagem. Gramática: exercícios sobre orações e funções sintáticas.
Unidade Didática: Textos épicos e épico-líricos. Subunidade: texto épico. Tópicos de conteúdos: Plano da reflexões do poeta. Processo de mitificação do herói. Gramática: funções sintáticas, classes de palavras, orações.
Visita de estudo a Mafra e Lisboa no âmbito do estudo de Memorial do Convento e da poesia de Fernando Pessoa.
Preparação para o teste de avaliação: resolução de prova modelo e esclarecimento de dúvidas.
Preparação de visita de estudo a Mafra e Lisboa - síntese da obra Memorial do Convento: as 4 linhas de ação; os espaços: tempo da ação; personagens ficcionais e históricas.
Aula de Reforço n.º 18 - Consolidação de conteúdos: resolução de ficha n.º6 do caderno de atividades.
Síntese dos conteúdos relacionados com o plano do poeta e processo de mitificação do herói. Conclusão da correção de ficha de gramática, referente ao canto X.