Professora Susana Nunes
Entrevista à Professora
Manual adotado: Página Seguinte, Texto Editores (manual + caderno de atividades)
O neopaganismo em Ricardo Reis: análise de poemas exemplificativos. (ficha de trabalho n.º 23)
Apresentação dos trabalhos individuais de expressão oral subordinados a temas livres – avaliação avaliação formal (continuação).
Apresentação dos trabalhos individuais de expressão oral subordinados a temas livres – avaliação avaliação formal.
Ricardo Reis em Exame Nacional: resposta ao Grupo I-A dos exames nacionais de 2009 e 2013 e ao Grupo I-B de 2011– ficha de trabalho.
Leitura e análise dos poemas “Prefiro rosas, meu amor, à Pátria” e “As rosas dos jardins de Adónis” – a Natureza
enquanto lição de vida.
Indicação dos temas da exposição oral.
Continuação do estudo da poesia de Ricardo Reis: leitura e análise do poema “Mestre, são plácidas todas as horas” –
resolução do Exame Nacional de 2002, 2.a Fase.
Correção do trabalho de casa.
Coesão e coerência - ficha de trabalho.
Continuação do assunto da aula anterior.
Leitura e interpretação do poema “Não tenhas nada nas mãos”.
Indicações sobre o trabalho de exposição oral individual.
Ricardo Reis, o “poeta da serenidade clássica” – leitura e análise do poema “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio”.
Noções de Epicurismo e de Estoicismo.
Revisão da pontuação - ficha de trabalho.
Esclarecimento de dúvidas.
Entrega e correção dos trabalhos de expressão escrita.
Esclarecimento de dúvidas.
Correção da ficha de trabalho n.o 18.
Preparação da visita de estudo a Mafra, no âmbito do estudo de Memorial do Convento, de José Saramago.
Correção da ficha de trabalho relativa aos poemas selecionados de Poemas Inconjuntos.
Síntese das características temáticas e formais da poesia de Caeiro – ficha informativa.
Continuação do estudo da poesia de Caeiro – leitura e análise de dois poemas de Poemas Inconjuntos – ficha de trabalho.
Conclusão da resolução da ficha de trabalho.
Leitura e análise dos poemas XXIV e XXXVI de O Guardador de Rebanhos, de Caeiro.
A génese heteronímica: leitura e análise da carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro.
Visionamento do documentário televisivo “Grandes Livros” subordinado a Pessoa e ao “seu” “Livro do Desassossego”: exercício de compreensão oral.
Leitura e análise do poema “Não sei quantas almas tenho”: a fragmentação do “eu”.
Leitura e análise dos poemas“ Boiam leves, desatentos e “Abdicação”: a angústia existencial, o tédio e o vazio na poesia de Pessoa ortónimo.
Correção do questionário relativo ao poema “Tudo o que faço ou medito”.
Oficina de escrita nº 4: produção de texto de 80 a 130 palavras sobre a temática da nostalgia da infância perdida na poesia de Pessoa ortónimo.
Continuação do estudo da nostalgia da infância perdida: leitura e análise do poema“ O menino de sua mãe”.
Oficina de escrita n.º 3: produção de texto de reflexão relativo à relevância da música na vida do ser humano.
Correção do texto de reflexão (Grupo III – Exame Nacional). Leitura e comentário do poema “Liberdade”.
Sistematização dos principais aspetos da lírica pessoana – ficha informativa.
Leitura e análise dos poemas “Trila na noite uma flauta” e “Leve, breve, suave”– ficha de trabalho.
A temática da dor de pensar na poesia de Pessoa ortónimo – leitura e análise dos poemas “Ela canta, pobre ceifeira” e “Gato que brincas na rua”.
A temática do fingimento poético na poesia de Fernando Pessoa ortónimo – leitura e análise do poema “Autopsicografia”.
Visionamento do documentário “Grandes Portugueses” relativo a Fernando Pessoa: teste de compreensão oral n.º 1
Conclusão do estudo da poesia de Cesário Verde – síntese das características temáticas e formais da poesia de Cesário.
Leitura e análise do poema “Contrariedades”: a humilhação estética vs. a humilhação social.
Conclusão do assunto da aula anterior.
Oficina de escrita: redação de texto de resposta extensa sobre os eixos estruturantes da poesia de Cesário a partir da leitura dos textos de Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade e Alberto Caeiro.
Correção da ficha de trabalho relativa à temática da imagética feminina na poesia de Cesário Verde.
Correção dos trabalhos de expressão escrita.
Leitura e análise dos poemas “Deslumbramentos” e “Arrojos” – ficha de trabalho.
Oficina de escrita: produção de textos críticos, item I-B, relativos a duas das temáticas estruturantes da poesia de Cesário Verde: o binómio cidade/ campo e a poetização do real.
A oposição cidade/ campo: leitura e análise de excertos de “Nós”: ficha de trabalho (n.º 2).
Conclusão do estudo do poema “O Sentimento dum Ocidental”: leitura e análise de “Horas Mortas”.
Continuação do estudo do poema “O Sentimento dum Ocidental”: leitura e análise de “Noite Fechada” e “Ao Gás”.
Conclusão do estudo do poema “Cristalizações”.
Leitura comentada da primeira secção de “O Sentimento dum Ocidental” – “Ave Marias”.
Estudo do poema “Cristalizações”: resolução da ficha formativa do manual.
Cesário Verde – o repórter do quotidiano: leitura e análise do poema “Num Bairro Moderno”.
Ficha informativa sobre as características da poesia de Cesário.
Apresentação do programa anual, do material necessário e dos parâmetros de avaliação da disciplina.